terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mochila nas costas e rodinha no pé!

Apesar de ser "computeira" não sou muito adepta ao uso dessas tecnologias de internet, mas na verdade eu não gosto é do mal uso dessas ferramentas, a internet é um excelente mecanismos de comunicação, mas corre o risco de te expor demais... ao contrário do que algumas pessoas acham, eu sou uma pessoa reservada e preservo os momentos da minha vida para as pessoas que estão no meu dia-adia.

Resolvi começar a escrever depois de que uma amiga do trabalho me falou que o roteiro que fiz para ela para uma viagem a Manaus, ajudou muito, que eu deveria escrever mais sobre essas coisas... etc...

Enfim chega de lero lero e vamos ao que interessa...

Quero fazer esse primeiro post apenas um incentivo aos simpatizantes com a idéia de viajar mas que ainda não se aventuraram por aí com uma mochila nas costas. Seja qual for o motivo, medo de viajar sozinho, grana, preguiça (os adeptos de pacotes), enfim... Viajar sozinho ou por conta não tem segredo, tudo parte de uma boa pesquisa em sites como esse, mochileiros.com, conversas de bar com pessoas que já foram para onde vc pretende ir, dicas de sites, programas de TV, como Extremos e Pra onde você vai?, dentre outros... Esse primeio post serve de guia para montar um bom roteiro no preparo da sua primeira Trip!

1.Pesquisa: Tudo parte desse ponto, pesquise muito, converse, navegue, veja fotos, busque a história do lugar, olhe no mapa, descubra os meios de transporte para chegar até esse lugar, etc...

2.Definições: Defina o meio de transporte que você vai aderir, os lugares alvo da sua trip (aqueles de passagem obrigatória, o que motivou ir para determinada região), o quanto pretende gastar $, se vai sozinho, se vai chamar alguém... etc

3.Destinos secundários: Pesquise o trajeto entre um destino alvo e outro, nesse período você vai descobrir destinos secundários da sua trip, os lugares interessantes de ir e que podem ser o ponto de parada entre uma cidade e outra. (viajar muito tempo cansa muito e perde tempo, portanto o ideal é quebrar a trip toda em pequenas viagens) seja qual for seu meio de transporte

4.Roteiro: Agora você já tem informação suficiente para fazer a primeira versão do seu roteiro, faça um roteiro descritivo com todos os destinos e meios de transportes. No final do post tem um modelo de infos que devem conter para cada destino no seu roteiro. Não se esqueça de fazer uma rota alternativa, nem sempre as coisas saem como planejado. ;-)

5.Refine o roteiro: Nesse ponto você consegue preencher exatamente o que quer conhecer em cada cidade que vc definiu no seu roteiro e todas as cidades alvos. Agora descubra o tempo de viagem de uma cidade para outra e os meios de transporte, preços, pedágios, pontos de parada, abastecimento, logistica de paradas, comidas que são servidas, etc... Nessa etapa vc também coloca os possíveis efeitos que podem ocorrer, tipo altitude, calor, etc... daí vc se prepara com alimentos, remédio e líquidos, dependendo do lugar é preciso levar durante a viagem.

6.Reservas: Descubra os pontos + cheios e faça a reserva antecipada dos hostels e ticket de viagens para esses pontos. O ideal é chegar em cada destino sabendo para onde ir e como ir. Geralmente os hostels ficam na espera com tudo pronto, de acordo com o horário da chegada.

7.Lista de equipamentos: De acordo com o meio de transportes e os destinos escolhidos, faça uma lista de equipamentos a serem levados, procure levar coisas leves e pequenas. Canivete suíço, lanterna de cabeça, diário, caneta, óculos escuros, máquina fotográfica, memória, bateria, MP3, relógio, vestimentas, ferramentas, remédios, logística da grana, (cartão viagem, dinheiro em cash, gringo’s pack) etc...

Depois de tudo isso é só esperar a data da viagem e aproveitar!!
Seguindo essas dicas pode ter certeza que fará uma viagem segura e tranquila.
Só não se esqueça que viajar por conta não exclui a compra de pacotes, em diversos lugares é necessário com grupo autorizado e por isso é necessário contratar uma agencia, mas fechar um pacote local é sempre mais barato do que fechar antes salvo alguns lugares muito disputados como a famosa trilha inca para Machu Pichu.

É isso!!!

Mais pra frente escrevo os roteiros que eu já tenho pronto!

Abaixo um exemplo real de um roteiro que eu fiz...

Enjoy!


5 comentários:

Paty disse...

Muito massa o blog! Adorei mesmo e vc escreve bem hein flor?! Adorei, estarei aqui sempre!
Falou!

Milton disse...

Massa, Nili

Só disponibiliza uma versão em PDF ou .odt do roteiro que mencionou. Pra facilitar Copy&Paste e mecanismos de procura, hehehe.

Sucesso e inté mais.

Milton disse...

Nili! Escreva sobre sua viagem pro Peru e redondezas (bolívia, equador, saco escro... kkk, esqueça essa piada infame), preciso das dicas pra sobreviver por aquelas bandas.

Philip disse...

Hostels are very relaxing and accommodating.

Cusco Hostels

Hostels disse...

Hostels are fairly clean places with the numbers of people coming through them they pretty much have to be.

Palermo Hostel